O menor cão do mundo, conhecido como cão de bolso. Segundo o Guiness Book, o menor cachorro - é uma Chihuahua


Chihuahua
O menor Cão do Mundo
O menor cão do mundo, conhecido como cão de bolso.
Segundo o Guiness Book, o menor cachorro - é uma Chihuahua conhecida por Boo Boo, da cidade de Raceland, EUA. Ela tem 10,16cm de altura e pesa 675 gramas. No entanto isso é antes uma exceção e deve ser evitado para quem quer um bom cão sem problemas, dizem os criadores mais experientes em entrevista ao Petclube.
Uma raça não tão conhecida coloca os Chihuahuas é também pequenino embora muito peludo: Lulu da Pomerânia, também chamado de Spitz Alemão.
O cinema hollywoodiano terá sido o maior responsável pela apresentação e disseminação desta raça em todo o mundo.
O talentoso "encantador de cães" César Milani, tem apresentado em seus programas diminutos chihuahuas ao lado de seu pitbull para surpresa e encanto do público.
A atriz Sarah Jessica Parker no filme Marte Ataca, quando, após uma intervenção dos marcianos, acaba com a cabeça de um cão? Esse cão é da raça Chihuahua.
Origem do Chihuahua
É oriunda do México, devendo o seu nome à região mexicana, com o mesmo nome, situada perto da atual Cidade do México,.
Techichi é o nome da raça de cães, de porte um pouco maior do que o Chihuaha, o qual provavelmente está em sua genealogia inicial.
Os Techichi — que muitos defendem ter vivido em estado selvagem e posteriormente ter sido domesticados pelo Homem — eram cães tidos como sagrados pela realeza da ancestral civilização Asteca. Razão pela qual figuram em imagens gravadas na pedra, durante o período tolteca, e foram encontrados em túmulos sepultados ao lado dos seus donos.  Os Techichi ofereciam aos donos a companhia e dedicação.
Estes antepassados terão, depois, sido cruzados com uma raça de dimensões reduzidas, oriunda da Ásia, havendo quem aponte para a China, e dado origem ao Chihuahua, raça que ostenta o título de mais pequena do planeta. Outros indícios, porém, dão Cuba ou o Egito como países de origem do Chihuahua, por também aí se terem encontrado referências, algumas milenares, a cães similares. Longe de teorias e suposições, históricas ou genéticas, corretas ou por confirmar, o certo é que a raça que hoje conhecemos como Chihuahua é mexicana.Mede entre 15 e 23 centímetros e o peso varia entre um e três quilosHistória Com os Descobrimentos e a consequente invasão espanhola daquele território, deu-se, pura e simplesmente, a destruição da rica civilização asteca, patronas do Chihuahua, entregue, agora, às mãos do povo nativo do México, pouco habituado a ter animais sem valor económico. Todavia, a raça continuou a ser acarinhada e manteve o seu lugar dentro de casa. O primeiro passo para a internacionalização deu-se, no final do séc. XIX, com a passagem da fronteira para a terra dos gringos: os Estados Unidos da América. Com os estados do Texas e do Arizona como vizinhos, não tardou a que fossem descobertos e apreciados também por aquelas paragens onde eram, respetivamente, designados por Texas ou por Arizona. Este foi mais um golpe de sorte na vida destes pequenotes, que não tardaram a encantar nas exposições caninas ou a ser registados pelo American Kennel Club, sendo uma das raças mais antigas a figurar. Neste registo oficial norte- americano. Foi também o início de uma campanha de cosmética. Reduziram ainda mais o seu porte, tornaramno mais delicado e aceitaram e desenvolveram as suas variantes de pelo: curto e comprido. O advento do cinema seria o derradeiro impulsionador da raça, granjeando-lhe o reconhecimento à escala mundial, pela mão de grandes cineastas da época de ouro de Hollywood, caso de Cecil B. de Mille (com o filme The Squaw Man, de 1931) e Victor Fleming (com The Wolf Song, de 1929, onde entrava a atriz mexicana Lupe Vélez). Um estrelato que ainda hoje se mantém, seja no grande ecrã, onde também foi utilizado pelo realizador Tim Burton, no filme Marte Ataca, seja por ser manuseado como mais um artigo de luxo por vedetas internacionais como a excêntrica Paris Hilton. O Chihuahua viu tornarem-se vantagens todas as desvantagens iniciais do seu perfil físico. Nas grandes cidades da era pós-industrial, quando as casas deram maioritariamente lugar aos apartamentos, um cão pequeno, que exige pouca manutenção, portátil, que acarreta pouca despesa e que, pelo exotismo da sua aparência, ainda aporta estilo à imagem pessoal dos donos, só traz vantagens.
Morfologia
É um cão amigo e necessita de ambientes internos (entre 15 e 23 centímetros de altura), e pelo seu reduzido peso (entre um e três quilos, apenas). Não obstante as evidentes semelhanças com um morcego, o focinho do Chihuahua, que sobressai de uma pequena cabeça em forma de maçã, é único e inconfundível, com as suas grandes orelhas amplas e em riste e olhos grandes e salientes, numa quase permanente expressão de alerta de enorme vivacidade. Quando em repouso, as orelhas, formam um irrepreensível ângulo de 45º. Tem o corpo sobre comprido e a cauda, quando não erguida, em curva, como uma foice, é mantida de lado, sobre o dorso. Areia, castanho, prateado, azul-aço, fulvo-claro, em padrão unicolor ou malhado, são apenas algumas versões possíveis no que toca à cor da pelagem, que aceita qualquer variável em nome do tão desejado exotismo. A pelagem, brilhante e suave, pode ainda obedecer ao comprimento curto ou comprido. Este último tipo de pelagem, mais raro, apresenta-se ondulado. O corpo é compacto e musculado. Nada que impeça o seu passo largo e flexível, responsáveis por uma movimentação firme, ativa e vivaz, encimada pela cabeça, sempre erguida no seguimento do dorso firme.
Temperamento
São cães corajosos, leais, afetuosos com temperamento amistoso e leal.
São animais ágeis e inteligentes com grande capacidade de adaptação a espaços e estilos de vida. Uma boa educação pode evidenciar o melhor do seu caráter e sublinhar o seu coração de ouro e a sua enorme afetividade. É um cão adorável, divertido e um excelente companheiro. São animais de colo, onde se sentem como no seu trono privado. Ainda que dispensando exercício físico, este deve ser estimulado, com pequenos passeios na rua. À sua maneira, são ainda bons cães de alerta, pois são sensíveis a qualquer ruído ou movimento estranho
O comportamento do Chihuahua depende essencialmente da educação que receber, sem esquecer que um meio familiar calmo, uma boa alimentação, exercício e boas doses de brincadeira e atenção podem resultar em animais mais equilibrados e até com maior longevidade.  Colo, sim, mas não a toda a hora e não à força.
As vantagensde se ter um chihuahua:
  • Permite ser levado ao colo, até pelo pouco peso
  • Fácil de levar para todo o lado
  • Pode viajar na cabine dos aviões, junto dos donos
  • Pouco gasto em alimentação
  • Bom para a vida em apartamentos
  • Adapta-se à vida do dono
  • Bom cão de alerta
  • Não exige muito exercício físico
  • A pelagem dispensa muita manutenção
  • Uma longevidade entre os 14 e os quase vinte anos
Preço dos chihuahuas
Pesquisa feita pelo Petclube em canis filiados a CBKC-FCI, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiania, Brasília, Florianópolis, Curitiba, região do ABCD e Porto Alegre,  registrou preço de cães chihuahua, no valor de r$ 2000,00 a r$ 5000,00.
Onde Comprar seu filhote de chihuahua?
Ligue para o Canil Amichetti de Juquitiba SP, para encontar seu filhotinho de chihuahua, bem pequenino, brancos, piratas, cremes, beges, tricolores, pretos e canelas, ligue para agendar sua visita no 11 4684 1047 / 11 9386 8744 hc e encontre seu lindo filhote em SP.


SAIBA MAIS:

  • CÃES    F:55 011 9386 8744
  • GATOS F:55 011 8485 4545
  • GERAL  F:55 011 4684 1047

PETCLUBE
Canil Amichetti  Chihuahua´s & Gatil AMICAT´S Bengal Maine Coon Ragdoll Exótico
EcoVilla Amichetti- Paraíso Ecológico- uma forma sustentável de ConViver.
Rod. Régis Bittencourt, km 334, apenas 40 min. de SP-Juquitiba .
Agende uma agradável visita para adquirir seu filhote e faça belo passeio no santuário ecológico com a  Mata Atlântica  preservada.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A raça old english bulldog (antigo buldogue inglês),

ual é a diferença entre um Antigo Bulldog Inglês (Olde Bulldogge) e um Bulldog Inglês atual?

Pitbull tradicional x Pitbull Moderno: O Super American Staffordshire ou Over Bullie CÃES F:55 011 9386 8744 Destaque Criador: Canil Amichetti